sexta-feira, 9 de maio de 2014

Universidade Federal de Roraima
Centro de educação(CEDUC)
Curso de pedagogia
Disciplina:TICs
Professora :Teresa Kátia
Acadêmica: Karen Lane


iConceito 1:Entre as definições mais conhecidas podemos citar a de Gustavo Cirigliano (1983) que diz que a '' a educação à distância é um ponto intermediário de uma linha contínua em cujos extremos se situam  de um lado,a relação presencial professor-aluno,e, de outro,a educação autodidata,aberta,em que o aluno não precisa da ajuda do professor."(apud LANDIM,1997,P.28).
Conceito 2: A EAD pode também ser definida como uma "relação professor-aluno ou ensino-aprendizagem mediada pedagogicamente  e mediatizada por diversos materiais instrucionais e pela orientação tutorial.Isto é válido tanto para ambientes pedagógicos tradicionais como para aqueles que usam as novas tecnologias.(Riano,1997,p.20).
Conceito próprio de educação à distância: " A educação à distância é um processo que ocorre em dois momentos: o primeiro, o professor interage com o aluno, atuando pedagogicamente, fazendo o uso de materiais instrucionais. No segundo momento, o aluno não precisa ser mediado pelo professor, pois sua educação é aberta, podendo estudar no pólo de ensino, apenas sob a orientação tutorial, por esta perspectiva o aluno é livre para fazer seu  horário de estudo, contanto que si auto ajuste para não deixar o seu momento de estudo despercebido em meio as atividades cotidianas, sabendo ele entrelaçar estudo e trabalho. "( Karen, acadêmica do curso de pedagogia, 2014).

Síntese:
  A educação à distância é uma modalidade ensino que vem crescendo a cada dia. Nos pólos de ensino, dependendo do curso, os encontros presenciais ocorrem 3 vezes na semana, outras vezes apenas um encontro presencial, podendo o aluno estudar em casa individualmente pelo seu computador.
Baseado nesse pequeno trecho, podemos considerar a hipótese que muitas pessoas em busca de qualificação profissional, optam por essa modalidade, por acreditarem na possível conciliação de estudo e trabalho, visando ampliar sua formação acadêmica sem muitos impasses.
Em outro momento, a EAD promove a continuidade dos estudos de profissionais que já possuem graduação. A UNINTER é um pólo de ensino que oferece por exemplo, o curso de  Alfabetização e letramento para os profissionais da rede básica de ensino.
''Entendo que o progresso pessoal e a carreira profissional do cidadão, antes de tudo depende de uma reflexão inovadora de recomeço"( Karen Lane)

Referências: LANDIM,C.M.F.Educação a distância: algumas considerações.Rio de Janeiro,1997.
   RIANO,M.B.R.la evaluación em Educação a distância. Rio de Janeiro.Instituto de Pesquisa Avançadas.AnoIV,1997,P.19 á35.

Disponível em:http://www.fe.unb.br/catedraunescoead/areas/menu/publicaçoes/livros-de-interesse-na-area-de-tics-na-educacao/introducao-a-educacao-a-distancia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário